Comemorado aqui no Brasil desde 1960, o dia do escritor surgiu no  I Festival do Escritor Brasileiro que foi organizado pela União Brasileira de Escritores.  Já o dia internacional dos escritores é comemorado em 13 de outubro.

Garimpando imagens do festival no Google, não encontrei praticamente nada, uma vez que o país vivia o grande reboliço dos festivais de música, em sua maioria a MPB que dava seus primeiros passos entre o gosto popular.

 

 

O artigo que mais se aprofundou no assunto publicou alguns recortes de jornais da época.

Como este anúncio do Banco de Boston publicado no Correio da Manhã em 21 de julho de 1963.

 

 

 

 

 

 

De lá pra cá muitas coisas aconteceram e a luta literária pelo espaço no gosto popular continua com alguns nomes que conseguem emergir no meio deste cenário tão desafiador. Poderia citar obras atemporais de grandes nomes, como Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Cecília Meireles. Mas estes já “venceram” na vida.

 

 

 

Quero falar de escritores brasileiros que estão na lida para continuar a escreverem e a muito custo publicar seus livros. Em um país que tem o habito de dar valor ao que vem de fora, esquecendo das próprias origens.

Vou citar apenas autores que eu tive o prazer de ler alguma de suas obras e recomenda-los de muito grado e pedindo ao caro leitor que disponha de seu tempo e recursos para prestigiar um escritor nacional, seja em livro físico ou e-book, que é a ferramenta que tem tornado realidade o sonho de muitos escritores sem condições financeiras para publicar um obra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Luis Madureira: É autor da Série AWARD de romances policiais, composta pelos livros: APARÊNCIAS, JOIA RARA, A romance policial SEQUESTRO.MOR & ÓDIO e VIDA NOVA. Seu último lançamento é o romance policial SEQUESTRO.

 

Instagram: @maduluis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Renata Dias: Autora da Trilogia hot “ENTRE QUATRO PAREDES” que conta com os livros: O QUARTO DO SONHO, O QUARTO DO CONTO e O QUARTO DA CURA. Além da trilogia, que marcou o início de sua trajetória como autora, outras obras já estão finalizadas e prontas para serem lançadas. Algumas delas se encontram disponíveis gratuitamente no Wattpad.

 

Instagram: @renatadias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Elysanna Louzada: Dona de uma grande imaginação, ela conta com títulos como  UMA LIÇÃO DE AMOR, um lindo romance, o livro pedagógico EU SOU O GALO  e a trilogia HERDEIROS DO  TRONO que tem HERÓIS DO TRONO, CÍRCULO DE FOGO e CORAÇÕES EM GUERRA.

 

Instagram: @elysannalouzada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cinthia Freire: Ela escreveu UM NOVO AMANHECER, ANTES DOS VINTE e a série SEGREDOS com os livros MEU ERRO, MINHA RENDIÇÃO, MEU e MINHA.

 

Instagram: @cinthia_freire_escritora

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jim Carbonera: É o autor das obras DIVINA SUGEIRA, VERME! e ROYAL 47, obras que fazem parte da trilogia RINO. Segue o estilo do Realismo Urbano.

 

Instagram: @jimcarbonera

 

Estes são alguns dos queridinhos da minha estante, claro que tem muitos outros que vocês podem conferir nas minhas resenhas e na  lista de parceiros. Então dê uma chance aos autores nacionais, pois tenho certeza de que boas surpresas os aguardam.

 

*Fotes: Medium / Revista Bula / Guia do Estudante

 

 

 

Deixe uma resposta