Nascido em Portugal no dia 16 de novembro de 1922, filho de pais analfabetos, José Saramago possuía um estilo próprio de escrita, caracterizado pela liberdade no uso da pontuação.

 

Um dos seus maiores romances, O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991), foi o causador de seu auto exílio nas Lanzarote, nas Ilhas Canárias, após a vetação pela Secretaria de Cultura portuguesa da participação do livro para o Prêmio Literário Europeu.

O Ensaio Sobre a Cegueira (1995) é outro destaque da obra de Saramago. O livro foi adaptado para o cinema em 2008 pelo brasileiro Fernando Meirelles.

Outros importantes romances do autor:

Levantado do Chão, 1980
Memorial do Convento, 1982
O Ano da Morte de Ricardo Reis, 1984
A Jangada de Pedra, 1986
História do Cerco de Lisboa, 1989
Terra do Pecado, 1947
Caim , 2009

Algumas obras das quais gerou polemica, como o caso de “Caim”, onde o autor usa até palavrões para contar a história do primogênito de Adão e Eva responsável pela morte do irmão Abel, sendo este o último livro escrito por Saramago

Também escreveu o conto infantil A Maior Flor do Mundo. Na narrativa, o autor transforma-se em personagem e conta a história de um menino que mora na cidade e vai até o fim do mundo para salvar uma flor que está para morrer. Uma crítica ao crescimento desenfreado das cidades e ao devastamento das vidas, não apenas das flores, A maior flor do mundo é uma magnífica história para crianças de todas as idades.

Em 2007 o livro ganhou um curta-metragem baseado no livro, todo construído em massinha. 

Recebeu o Prêmio Camões em 1995 e o Prêmio Nobel de Literatura em 1998, importantes premiações do mundo literário.
Falecimento: 18 de junho de 2010, deixando viuvá a jornalista espanhola Pilar del Rio e uma filha e dois netos do primeiro casamento.

Eu só tive o prazer de ler o Ensaio sobre a Cegueira, que está no topo dos meus livros preferidos e de todas as capas que vi pela internet, na minha opinião, as da editora Companhia das Letras são as mais bonitas. Espero poder adquirir mais algumas obras do autor, pois sem dúvida são incríveis.

0 thoughts on “José Saramago.

  1. OI
    acho que só escutei falarem de ensaio sobre a cegueira e pelo que vi foi o único que chamou minha atenção, espero que consiga ler outros livros dele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

  2. Adorei saber mais sobre o autor e sobre as suas obras, bem interessante saber que ele escreveu um livro “polêmico” sobre Caim e sobre Adão e Eva.
    Até hoje só vi o filme de Ensaios sobre a Cegueira e amei, preciso ler o livro o
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

Deixe uma resposta