Em sua  4.ª edição a pesquisa realizada pelo IBOPE mostra um pequeno crescimento no número de leitores brasileiros, 6%. Mas se visto mais de perto estes números, ainda é muito pequeno para um país que deseja tanto cultura.
Os brasileiros leem cerca de 4,96 livros ao ano ahhhh, eu leio isso em um mês. Desses quase 5 livros lidos, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Do total de livros lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes.

Se você assim como eu está de boca aberta lendo está postagem segura mais estas: 74% da população não comprou nenhum livro nos últimos três meses. Entre os que compraram livros em geral por vontade própria, 16% preferiram o impresso e 1% o e-book. Um dado alarmante: 30% dos entrevistados nunca comprou um livro.

Os entrevistados considerados não leitores foram questionados quanto ao motivo de não terem lido nenhum livro nos últimos 3 meses. Entre as diversas respostas estão elas: falta de tempo com 32%.

Deus, como  não encontra tempo?! Em um país em que para tudo tem fila (leia), ônibus para chegar em todos os lugares (leia), televisão com programações de gostos duvidosos (leia), segundo estudos em média 40% dos brasileiros sofrem de insônia (leia)… Consigo achar inúmeras oportunidades para uma leitura, então essa resposta não me convenceu.

Outra resposta que me impressionou com seus 28%,  NÃO GOSTA DE LER… Isso é possível?! Costumo dizer que não encontraram o livro certo, aquele que te seduz, te prende do começo ao fim, tenho certeza que no dia que isso acontecer essa pessoa passa a ser um leitor assíduo.

Os títulos mais citados como os últimos lidos ou que estão sendo lidos foram Bíblia, Diário de um banana, Casamento Blindado, A Culpa é das Estrelas, Cinquenta Tons de Cinza, Ágape, Esperança, O Monge e o Executivo, Ninguém é de ninguém, Cidades de Papel, O Código da Inteligência, Livro de Culinária, Livro dos Espíritos, A Maldição do Titã, A Menina que Roubava Livros, Muito mais que cinco minutos, Philia e A Única Esperança.

Fontes: Tem Mais Gente Lendo (aqui).
Estadão (aqui).

 

0 thoughts on “Retratos da Leitura no Brasil

  1. Gente…. vendo esses resultados parece que vivo num universo paralelo. Como a média de leitura pode ser tão baixa assim? Nossa, esse resultado não me representa, hehe. Quanto mais livros, melhor!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

  2. Oi
    legal o poste, existe muitas possibilidades nos dias para ler, eu mesma quando estou em uma fila longa eu leio, fui no médico esses dias enquanto esperava a minha vez li umas 100 páginas ou mais, as pessoas tem preguiça de começar a ler.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

  3. Sabe que eu achei que a média de leitura seria até mais baixa que isso? Se pararmos para pensar em quantas pessoas não leem nenhum livro por ano, imagino que seja mais baixa mesmo. Eu leio entre 12 / 15, longe da sua média ainda rsrs, mas é muita correria. Beijos
    http://www.rabiskos.com.br/

Deixe uma resposta