O site Brasil Post, fez uma lista com os 11 livros mais polêmicos da história, seja eles por criticar religiões ou por apologias sexuais, estes livros por algum motivo sofreram algum modo de censura, fosse elas sociais ou políticas.
Eu escolhi apenas cinco da lista, que vamos conferir a baixo:

Livro: Deus, um Delírio (2006)
Autor: Richard Dawkins

O biólogo britânico expõe argumentos para provar a inexistência de Deus, faz apologia ao ateísmo e aponta a religião, de modo geral, como principal causa dos males modernos: guerras, ignorância, intolerância etc. Sucesso de vendas, a obra inflamou a discussão entre religiosos e ateus no meio acadêmico e gerou dezenas de artigos e até livros contrários a suas ideias. Dawkins virou ícone do ateísmo.

Livro: Lolita (1955)
Autor: Vladimir Nabokov

Rejeitado por várias editoras, que o taxaram de pornografia pura, Lolita é um romance escrito em primeira pessoa que conta a história de Humbert Humbert, professor de poesia francesa quarentão que se apaixona por sua enteada de 12 anos e vive com ela uma relação amorosa e erótica. Humbert se define como um pervertido e atribui seus atos a um romance malsucedido da juventude. Inspirou dois filmes, também controversos.

Livro: Os 120 Dias de Sodoma (1785)
Autor: Marquês de Sade

Não é à toa que o nome do autor deu origem à palavra “sadismo”: o livro tem escatologia (uma cena narra um banquete com pratos com fezes), incesto, tortura (inclusive de crianças), orgias e assassinato. Uma leitura mais atenta aponta que a violência foi o recurso do escritor para afrontar as instituições da Igreja, da família e do Estado. Preso diversas vezes e perseguido ao longo da vida pelo comportamento libertino, Sade morreu em um hospício.

Livro: Mein Kampf (1925/1926)
Autor: Adolf Hitler

A “cartilha do nazismo” expressava as ideias antissemitas e racistas do ditador, que escreveu o primeiro dos dois volumes na prisão. Foi meio que uma sementinha da II Guerra Mundial e do Holocausto, já que, em suas páginas, Hitler persuadia os alemães a combater os judeus, que, segundo ele, pretendiam dominar o país. O estado da Baviera, na Alemanha, se recusa a reeditar a obra ou permitir republicações

Livro: Versos Satânicos (1989)
Autor: Salman Rushdie

A obra conta a aventura de dois muçulmanos que sobrevivem a um atentado a bomba em um avião. Depois da queda, um deles desenvolve chifres, cascos e um rabo. O outro cria uma auréola. Recheado de ironias e críticas ao Alcorão e ao islamismo, o livro culminou na busca pela cabeça do autor – líderes religiosos ofereceram US$ 6 milhões como recompensa pelo seu assassinato. Rushdie teve que se manter no anonimato durante muitos anos.

 

Estes são alguns dos livros que geraram um furor no meio literário e confesso que eu leria todos eles rsrsr.
Não esqueçam de visitar o site Brasil Post e mantenha se informado de tudo que acontece por aí.

0 thoughts on “Polêmicas literárias.

  1. Oi, tudo bem?

    Só li Lolita até hoje e acho muito bom que haja um debate sobre o tema. Já ouvi falar de Os 120 Dias de Sodoma, mas nunca leria (realmente, não é o tipo de literatura que procuro). Sem comentário para Mein Kampf, né? Um que não está na lista e que sei que deu um bafafá é A Casa dos Budas Ditosos, do João Ubaldo.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

  2. Oi! ^^
    Ah, não sei se leria nenhum deles não. Os com sexo e violência já não são meu gênero favorito. Imagina se eles tem cenas mais fortes do que as habituais. Talvez eu me aventurasse a ler “Deus, um Delírio”, mas sei que passaria o livro todo tentando desmentir a tese do autor… seria muito irritante… hahahaha…
    Acho que falaram desse livro do Hitler no Fantástico. Não sei se é esse exatamente, mas tem um dele que a Alemanha vai perder os direitos de restrição porque já faz 70 que ele morreu. Tem duas editoras aqui no Brasil prontas para publicar o livro. Espero que se isso acontecer gere mais conhecimento e não mais violência e preconceito.

    Beijos;

    Blog: http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    Wattpad: https://www.wattpad.com/user/helainaideas
    Fanpage: https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

  3. Estou lendo Lolita e é realmente uma leitura difícil, enrolei bastante para ler por medo HSUAHSAHSA Mas vale a pena conhecer a obra né. E já vi partes do filme de Sodoma e não tenho estômago para isso, sadismo faz juz ao autor né,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

Deixe uma resposta